Como está a organização da sua empresa?

Sumário

No último post falamos sobre a importância do ROI. Finalizamos a postagem deixando uma reflexão no ar:

“(…)meu ROI está dando positivo, a minha estratégia aumentou o tráfego do meu site.
No final das contas, as conversões foram realizadas? Leads foram gerados, clientes compraram os produtos?”

Muitas pessoas reclamam: “Invisto X em mídias sociais, em marketing digital; aumentou meus fãs, aumentou o tráfego, porém ainda não tive conversão em clientes”. Essa reclamação lhe parece familiar? Vamos lá:

1) QUEM NÃO MEDE, NÃO GERENCIA
Calcular o ROI é uma das medidas administrativas para ajudar a investir de uma maneira mais assertiva. Porém, se você investe mensalmente em um serviço, como exemplo, o Gerenciamento de Mídias Sociais, é muito importante você levantar dados para saber se ele está trazendo um número de ligações, procura, fechamento de pacotes, etc.
Aconselho criar uma planilha para que, ao cliente entrar em contato, uma das perguntas ser: “como você ficou sabendo sobre a empresa?”; assim, você consegue verificar de onde estão vindo o seus clientes, e se o serviço contratado está sendo efetivo em procura.

2) PRIMEIRO ARRUMAMOS A BASE, DEPOIS A VITRINE
Não espere que o marketing vai fazer tudo por você. Sempre falo: não adianta ter uma vitrine bonita, se dentro da loja está uma completa bagunça, um atendimento péssimo, calor e desconfortável.
Se você está tendo procura, mas não efetiva conversão, já pensou por que o cliente está preferindo bater na porta do seu concorrente do que comprar com você? Preço? Localização? Estacionamento? Horário de funcionamento? Espaço? Atendimento?
Hora de identificar os pontos fracos da sua empresa.

3) CONSULTORIA EMPRESARIAL: QUANTO CUSTA INVESTIR? QUANTO CUSTA NÃO INVESTIR?
É engraçado como os empresários correm de consultoria. Já ouvi diversas vezes “tenho medo do que isso pode dar”. Ou seja, a pessoa sabe que está acontecendo algo de errado, mas tem medo de mudar. As pessoas têm medo de mudanças, enfrentar os desafios, mesmo que seja para melhor, então continuam nadando sem destino e propósito, até correr risco de se afundar… e o pior, alguns estágios praticamente não tem como se salvar.
Uma consultoria empresarial é muito importante e ela pode atuar em diversas áreas da empresa, para AJUDAR a trazer resultados efetivos, “organizar a loja por dentro”. Pesquisa de mercado, cliente oculto, política de meritocracia, acompanhamento de vendas e pós-vendas… são diversas áreas que podem fazer uma grande diferença no seu negócio. Quanto custa uma consultoria? Qual o custo do prejuízo que continuar sem fazer vai trazer?

Resumo da ópera: Claro que o marketing pode falhar, as estratégias podem não trazer o retorno esperado, por isso é tão importante o acompanhamento de resultados. Mas, com todos esses anos de experiência, a conversão muitas vezes não é feita por conta de uma má administração e atendimento por parte do cliente. É como se toda a propaganda conseguisse levar o cliente até a sua porta, mas por algum motivo, ele desiste de entrar. E é esse motivo que deve ser investigado.

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