O que é ROI?

Sumário

ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento) é um indicador que permite saber os ganhos ou perdas em cada investimento realizado.
A partir desses dados, a empresa conseguirá identificar as estratégias que estão dando resultados, chegando mais rápido aos seus objetivos.Essa análise pode ser feita em estratégias de retenção de clientes, campanhas de marketing, treinamento de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, entre outros.

Ele vai te permitir responder as perguntas:
– Quais são as estratégias que trazem mais lucro para empresa?
– Quais são os canais de comunicação mais efetivos?
– As campanhas de marketing estão dando o retorno esperado?
– As vendas estão mais eficientes?
– A maneira como o meu cliente é atendido está sendo eficaz? Estamos conseguindo fidelizá-los?
Você pode calcular o ROI a partir da fórmula:

Trabalhando dessa forma, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.

* Receita é tudo o que a empresa arrecada através das vendas.
* Custos são as despesas necessárias para o investimento.

As limitações dessa métrica que são importantes serem lembradas:
– Não considera a duração do investimento;
– Não leva em conta a sazonalidade;
– Não considera as alterações dos valores devido à inflação.

Por fim, é muito importante saber a originalidade dos números, para não ter informações falsas no cálculo.

Outro ponto que devemos prestar atenção:
Ok, meu ROI está dando positivo, a minha estratégia aumentou o tráfego do meu site.
No final das contas, as conversões foram realizadas? Leads foram gerados, clientes compraram os produtos? Esse é o verdadeiro ROI.
Mas isso é assunto para uma próxima postagem!

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

pt_BR

Últimas notícias